Considerando fatores como requisitos básicos, maturidade da equipe e integração com outros sistemas já utilizados, você fará uma ótima escolha. No contexto atual, existem diversas ferramentas disponíveis para o gerenciamento de obras. Pensando nisso, reunimos aqui as 6 principais soluções para que você possa analisar junto à sua equipe.
Execução do cronograma
O gestor de obras é um profissional multifacetado, cujas habilidades vão muito além do conhecimento técnico. Ele precisa ser um líder, um negociador, um problema-solver e, acima de tudo, alguém capaz de transformar projetos complexos em realidade. O gestor de obras é, portanto, uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento na construção civil. Durante toda a execução da obra, o gestor deve realizar o controle e o monitoramento constante das atividades. Isso envolve a avaliação contínua do cronograma, do orçamento e da qualidade dos serviços prestados. Durante essa fase, o gestor de obras deve supervisionar de perto todas as atividades para garantir que tudo está sendo feito de acordo com o cronograma e os padrões de qualidade exigidos.
Melhores Softwares para Gestão de Obras em 2025
- Somente a gestão responsável e adequada permite que a obra se efetive no prazo acordado e conforme o orçamento.
- Ao investir em planejamento, separação correta, transporte seguro e destinação responsável, o setor dá um passo à frente rumo a construções mais inteligentes e comprometidas com o meio ambiente.
- Além disso, o controle de qualidade garante que cada etapa seja executada conforme as normas técnicas e padrões exigidos pelo projeto.
Isso resulta em uma representação detalhada do terreno, permitindo uma análise precisa do relevo, identificação de encostas, curvas de nível e outros elementos relevantes para o projeto. O BIM e a construção 4.0 estabelecem um novo padrão no gerenciamento de obras, impulsionando a evolução do setor e promovendo a construção do futuro. O laser scanner terrestre emite pulsos de luz que são refletidos de volta para o equipamento, permitindo a medição precisa das distâncias e a criação de nuvens de pontos tridimensionais. Esses dados são essenciais para o planejamento do projeto, a detecção de interferências, o cálculo de volumes e a análise de deformações. É possível realizar uma gestão parcial da obra, deixando os pontos mais complexos, que exigem maiores conhecimentos e experiência, sob a responsabilidade de engenheiros ou arquitetos. Também existe a figura do mestre de obras, que acompanha a execução do projeto seguindo o plano original.
Contratação de funcionários, compras de materiais, aluguel de equipamentos, taxas e impostos são alguns exemplos dos gastos que envolvem as atividades da construção. Além disso, é nessa etapa que o gestor de obras deve entender o potencial de retorno financeiro do empreendimento. Além disso, o profissional deverá controlar o andamento do empreendimento, elaborando o seu planejamento e tomando todas as decisões. Por fim, a gestão de pessoas impacta positivamente a utilização dos recursos disponíveis. Com um planejamento bem estruturado, as tarefas são delegadas com precisão, aproveitando ao máximo as competências individuais e evitando desperdícios.
A flexibilidade do software para acomodar essas mudanças é um diferencial competitivo. Empresas que investem nesse processo garantem sua sobrevivência no competitivo mercado da construção e se destacam pela eficiência, organização e qualidade de suas entregas. Liderar e coordenar equipes de trabalho, garantindo que os serviços sejam executados de acordo com as especificações técnicas e normas de segurança. O valor previsto para o projeto, baseado no tempo de execução e nos recursos utilizados, pode ser acompanhado por meio de uma curva S. Essa ferramenta é especialmente útil para acompanhamento do valor agregado, identificação de tendências e previsibilidade do desempenho da obra.
Indicadores de desempenho na construção: como medir produtividade e eficiência
Foi nesse momento que ela se aprofundou no uso da Prevision, buscando uma solução que facilitasse o replanejamento e a gestão do cronograma de forma prática e intuitiva. Busque referências com outras construtoras que já utilizam softwares de gestão — como os cases que veremos abaixo. Pergunte sobre a experiência real, pontos positivos, dificuldades enfrentadas e ganhos obtidos com a adoção da tecnologia. Plataformas digitais proporcionam canais de comunicação integrados que facilitam a troca de informações entre membros da equipe em tempo real. Essa colaboração online agiliza o compartilhamento de documentos e a tomada de decisões conjuntas, reduzindo possíveis gargalos no processo. A automação de processos manuais agiliza as operações, reduzindo o tempo gasto em tarefas rotineiras.
Para realizar um bom planejamento de obra, o primeiro passo deve ser olhar para a estratégia macro e compreender quais são os resultados esperados pela empresa. Existem diversas empresas e consultores que fazem um excelente trabalho planejando e controlando a obra. Por outro lado, alguns sinais podem demonstrar que o cenário encontrado, na verdade, é diferente e a situação não reflete a realidade.
Produtividade do Gestor de Obras
Ou seja, está envolvendo a realocação de recursos, a renegociação de prazos com clientes ou fornecedores, e a revisão das prioridades de trabalho. Mantenha todas as partes informadas sobre o progresso da obra, mudanças no plano e quaisquer problemas que possam surgir. A gestão de obras é um processo complexo que exige habilidades específicas e uma abordagem metódica. Nossa empresa tem focado em proporcionar uma plataforma que facilite a incorporação de dados de diferentes fontes e softwares como, por exemplo, Excel, Power BI e muitas outras plataformas. Este recurso auxilia para manter a obra dentro do prazo estipulado, além de facilitar a coordenação entre diferentes equipes e departamentos.
Relatórios
No mundo da construção civil, a eficiência é fundamental para o sucesso de qualquer obra. Com o aumento da complexidade dos projetos e a necessidade de reduzir custos, os profissionais da área têm buscado soluções cada vez mais robustas para gerenciar suas atividades. É aqui que entra em cena o sistema de gestão de obras, uma ferramenta essencial para otimizar processos e garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e dentro do orçamento.
Sem um planejamento detalhado, a obra tende a ser iniciada sem um direcionamento estratégico e organizado, o que pode levar a custos elevados e desnecessários, causando forte impacto no orçamento e até no prazo de entrega. Pode se fazer o planejamento de várias formas, mas a mais eficiente é através de softwares de gestão, como o Mais Controle. Saber como gerenciar uma obra é desafiador, pois as ações de um bom gestor devem ser precisas. Uma boa estratégia é manter a comunicação aberta e fluida, estando sempre disposto a ouvir as opiniões de sua equipe. A preocupação com a segurança deve aparecer no topo da lista de qualquer gestor de obras. Cabe a ele garantir a segurança para seus colaboradores, da estabilidade da obra e da edificação futura e para os futuros usuários daquela construção.
Desde 2017, a Kartado tem aprimorado esta funcionalidade para fornecer aos gestores uma visão detalhada do desempenho financeiro de suas obras. Acompanhe seus custos em cada fase da obra, antecipe problemas no orçamento e reduza desperdícios para aumentar sua lucratividade. Um software intuitivo minimiza a curva de aprendizado e maximiza a adoção por parte dos usuários. Interfaces limpas e interativas são mais adequadas para garantir que todos na equipe possam utilizar o software com eficácia. Não se trata apenas do cassino online brasil preço de aquisição do software, mas também dos custos de implementação, manutenção e atualizações.
Leave a Reply